sábado, 23 de fevereiro de 2013

Depoimentos sobre a Dieta Proteinada


Depoimento de mais uma paciente seguindo a dieta proteinada pelo método PronoKal:
TCM, 30 anos, fem, precisa perder mais de 10 kg.

"Iniciei a dieta dia 18 de fevereiro e pela manhã me pesei em casa, estava com 86,4kg, hoje dia 23 ao me pesar pela manhã levei um susto, estou pesando 82,1 kg, foram 4,3kg em 5 dias sem tomar remédio para emagrecer e sem fazer muito esforço.
Confesso que os primeiros dias foram difíceis, mas depois do 3° dia até hidroginástica leve eu consegui fazer!
Estou tendo muito mais energia e disposição nos ultimos dias.
A única coisa ruim é o gosto e o hálito que eu não gostei muito... mas para isto escovo os dentes direto e uso enxaguante bucal.
Devo retornar em breve para a consulta e espero ter emagrecido a minha meta para a primeira fase.
Recomendo o método para quem está precisando emagrecer."

Dieta Proteinada: Depoimentos de pacientes


Mais um Depoimento de uma paciente do meu consultório.

 LDC, fem, 40 anos, meta perda de peso 10 kgs.

"Iniciei o método da dieta proteinada seguindo às orientações da Dra Luciana Spina  há 1 semana. Nos primeiros dias foi difícil me adaptar à nova rotina de alimentação, tive fome e fraqueza. Depois do terceiro dia fiquei ótima, sem fome, com disposição, trabalhando normalmente. Peguei o jeito de preparar os alimentos. São muitos fáceis de preparar. Alguns produtos mais saborosos que outros. As sopas são todas ótimas e o suco de coco uma delícia! Já perdi 2 kgs na balança da minha casa mas ainda não voltei no consultório. Estou muito animada com a esperança de voltar ao peso que tinha antes de engravidar. Por enquanto super recomendo o método."

sábado, 9 de fevereiro de 2013

DiaproKal: Diabéticos tipo 2 perdem quase 4 vezes mais peso com dieta proteinada do que com dieta hipocalórica


Resultados preliminares do estudo DiaproKal apresentados à comunidade científica portuguesa no 10.º Congresso Português de Diabetes ocorrido em março de 2012.
Os diabéticos de tipo 2 que seguem uma dieta proteinada perdem em média 11,02kg em dois meses, quase quatro vezes do que os tratados com Dieta Hipocalórica.
Estes são resultados preliminares do Estudo DiaproKal, um ensaio clínico aberto, multicêntrico, que avalia a segurança e a tolerabilidade de uma dieta proteinada (DiaproKal) em comparação com uma dieta hipocalórica, em pacientes obesos e diabéticos.
Os dados foram apresentados pela PronoKal ®, empresa líder no tratamento para a perda de peso através de uma dieta proteinada, no âmbito do 10.º Congresso português da Diabetes em 2012.
 85% dos diabéticos com dieta proteinada apresentam valores normalizados de hemoglobina glicosilada (HbA1c), em 2 meses, graças à perda de peso.
 Houve redução média de 9,97 cm da cintura dos pacientes seguindo o Método, mais do dobro daqueles que seguem uma dieta hipocalórica.
Mais de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 têm excesso de peso ou são obesos. Por isso, dentro da comunidade médica são cada vez mais os que defendem uma abordagem combinada de ambas as doenças.
Principais resultados
O estudo DiaproKal inclui 90 pacientes obesos com diabetes tipo 2 de curta evolução, recrutados e distribuídos em dois grupos. Um grupo, composto por 45 pacientes, segue a dieta proteinada (DiaproKal) e o outro, com 45 pacientes, segue uma dieta hipocalórica equilibrada (ingestão calórica 10% abaixo da taxa metabólica basal, calculada segundo a fórmula FAO/OMS/ONU).
Em relação à perda de peso, os resultados preliminares mostram que, em 2 meses, numa amostra de 44 pacientes (23 com dieta proteinada e 21 com hipocalórica), o grupo com DiaproKal reduziu, em média, 12,02% do seu peso, enquanto aqueles que seguem a dieta hipocalórica só reduziram 3,47%. Em valores absolutos, a perda é de 11,02 kg para os que seguem DiaproKal, quase quatro vezes mais do que os tratados com dieta hipocalórica, que têm uma perda de apenas 2,92 kg.
No que se refere à evolução da hemoglobina glicosilada (HbA1c), marcador de diabetes, o estudo mostra que a média diminui, significativamente, desde a visita inicial até 2 meses depois de ter iniciado o tratamento, apenas no grupo tratado com dieta proteinada.
Especificamente, após dois meses, o grupo tratado com DiaproKal conta com 85% dos pacientes a baixo de 7% (nível de segurança), enquanto que no grupo com dieta hipocalórica apenas 60% têm esse valor normalizado.
Finalmente, no que diz respeito ao índice de massa corporal dos pacientes incluídos no estudo, o grupo com DiaproKal alcançou um valor médio de 28,94 kg/m2, que se situa a abaixo do valor considerado como obesidade (30 kg/m2). No entanto, os pacientes com dieta hipocalórica continuaram a acima desse valor (31,76 kg/m2).
Em resumo, este primeiro conjunto de resultados mostra que os pacientes do grupo DiaproKal estão a mostrar melhorias muito mais significativa, tanto ao nível do peso como do controlo metabólico e do perfil glicémico, do que os do grupo que segue a dieta hipocalórica. Os doentes tratados com DiaproKal não manifestaram efeitos adversos graves, apenas se registaram alguns efeitos secundários leves e transitórios, como náuseas e prisão de ventre, o que mostra que a segurança do tratamento é semelhante à da dieta hipocalórica usual.
O estudo DiaproKal é um ensaio clínico aberto, controlado, aleatório (1:1), prospectivo (4 meses de seguimento), multicêntrico, com 90 pacientes incluídos no protocolo.
Coordenado pelo Dr. Albert Goday do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital del Mar de Barcelona, o estudo conta com a participação dos principais hospitais espanhóis.
Texto adaptado. Disponível em http://www.diaprokal.pt/
Fonte original: http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=105929&Itemid=279

DiaproKal®: Método Pronokal® para Diabéticos


O método DiaproKal®, tratamento multidisciplinar de perda e manutenção de peso especificamente desenvolvido para doentes com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, foi apresentado à comunidade médica no 7º Congresso Mundial de Prevenção da Diabetes, que aconteceu no final do ano de 2012, em Madrid. O encontro, com mais de 20 anos, conta habitualmente com mais de 10.000 participantes, avança comunicado de imprensa.
A Pronokal® Group, empresa especializada na luta contra a obesidade e as suas patologias associadas, como a diabetes tipo 2 através do seu Método DiaproKal®, foi um dos principais colaboradores do encontro.
Nesta sétima edição, o 7º Congresso Mundial de Prevenção da Diabetes centrou-se no premente problema do aumento da prevalência da diabetes doença que se está a tornar numa pandemia à escala mundial, com mais de 366 milhões de afectados, segundo dados apresentados pela International Diabetes Federation (IDF). Os mecanismos de prevenção disponíveis e as diferentes ferramentas ao alcance dos profissionais de saúde para a abordagem da diabetes, foram os principais temas de debate durante o encontro.
Durante vários anos, a comunidade médica observou que existe uma convergência entre a diabetes tipo 2 e a obesidade. De fato, mais de 80% dos doentes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) têm excesso de peso ou obesidade, e detectou-se que a obesidade aumenta entre 3 a 7 vezes o risco de um doente desenvolver DM2. Dados apresentados durante o congresso indicam que, seguir uma boa dieta e fazer exercício regularmente contribuem para reduzir em mais de um terço o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
O método DiaproKal® ainda não está disponível no Brasil.
Teremos que aguardar mais um pouco...
Para maiores informações acesse: http://www.diaprokal.com/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Depoimento sobre Dieta Proteinada


V.M, 31 anos, Altura: 1,62 m, Peso: 69kg
Observações: Resistência insulínica

Meta de perda de peso: 10 kg

Comecei o método Pronokal no dia 4 de janeiro. Conheci o método por intermédio da Dra. Luciana Spina que me enviou um e-mail com a divulgação da Pronokal. Logo fiquei interessada pois já tinha tentado várias dietas que não deram muito certo. Achei a proposta bem interessante principalmente pela promessa de perda de peso, a base científica por trás dela e o tempo de dieta. Troquei alguns e-mails com a Dra. Luciana e marquei uma consulta.
Os primeiros dias foram sofridos, mas já tinha sido alertada pela Dra. Luciana e pela nutricionista da Pronokal sobre esses efeitos. No terceiro dia acordei super bem e as dores de cabeça e sensação de fome sumiram.
A partir daí foi mais fácil. No começo, a nutricionista recomenda os pacotes com produtos sortidos pra que se possa experimentar todos os produtos. Gosto é uma coisa bem pessoal e eu gostei de algumas coisas e de outras não. No segundo pedido já pude focar nos produtos que mais gostei.
Sinto que conforme passam os dias, a minha relação com a comida está mudando. Já sinto uma certa consciência de reeducação alimentar. Foi a única dieta que consegui manter sem questionar muito e isso tem relação com os gastos com a compra dos produtos. Mas depois que se começa a ver os resultados, que aparecem rápido, fica fácil continuar.
Hoje fiquei muito feliz na primeira consulta de avaliação, 15 dias depois, pois perdi 4 kg de peso e 6 cm de abdômen. Meu exame de sangue (que é feito periodicamente) também estava certinho. Outra alegria foi poder passar para a Fase 2A, onde já poderei trocar uma refeição Pronokal por uma refeição com proteínas animais mesmo.
Estou confiante não só na perda do peso, como também na manutenção dele. Se me perguntassem se vale a pena fazer essa dieta, eu diria que apesar de todas as restrições desse momento, vale muito a pena pra quem estiver realmente disposto a perder peso e mudar os hábitos alimentares.