segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Atividade Física durante o método PronoKal®

A atividade e o exercício físico são componentes essenciais no processo de perda de peso do Método PronoKal® em todas as suas fases. A sua prática não só contribui para obter com mais facilidade os benefícios conseguidos com o Método, como também é igualmente importante para evitar a flacidez muscular após a perda de peso. Evidenciamos da mesma forma as suas vantagens na prevenção de patologias músculo-esqueléticas e proteção da saúde cardiovascular.
Em pacientes muito sedentários, o mais importante é dar início a alguma atividade relacionada às várias atividades diárias cotidianas, contribuindo desta forma para hábitos de vida mais saudáveis. Por exemplo, subir escadas como alternativa ao elevador, descer em um ponto de ônibus anterior ao do seu destino final, caminhar do trabalho até em casa. Por outro lado, reduzir o tempo sentado em frente à televisão ou deitado no sofá contribui para uma mudança de atitude no que refere a tornar o seu dia a dia mais ativo. O passo seguinte deverá ser a prática de algum exercício físico, isto é, realizar atividade física com uma estrutura e objetivos definidos. Neste caso, é preciso um programa específico, com intensidade e volume adequados.
Em relação ao exercício físico recomendado para as fases ativas, sempre que o paciente não tiver problemas nas articulações, principalmente dos joelhos, CAMINHAR o máximo possível é de fundamental importância. Exercícios cardiovasculares que não tenham impacto articular também são importantes, como bicicleta, atividades aquáticas, entre outras possibilidades.
A frequência aconselhável para este tipo de exercício (cardiovascular) deverá ser no mínimo de duas a três vezes por semana, começando por 20-30 minutos diários, que podem ser divididos em sessões de 10 ou 15 minutos cada. Posteriormente, você poderá aumentar 5 minutos a cada semana, até chegar aos cinco dias da semana e ao total de 60 minutos diários.
A intensidade do exercício deve permitir que o paciente mantenha uma conversa enquanto se movimenta, ou seja, deve ter um ritmo moderado, sem grandes esforços físicos.
O paciente também pode alternar diferentes ritmos de exercício cardiovascular numa mesma sessão. Experimentar, por exemplo, 5 minutos rápidos seguidos por 5 minutos lentos.
É extremamente importante que o paciente vigie as suas sensações e funções vitais em cada momento que realiza o exercício. Caso surjam tonturas, deverá parar imediatamente e aguardar até recuperar a normalidade. Este tipo de situação não é usual, mas ocasionalmente poderá ocorrer devido a utilização de ácidos graxos (gorduras) como fonte energética no decorrer das fases ativas, nas quais o cansaço se manifesta de forma diferente.
Se o paciente que inicia o Método PronoKal® já realiza exercícios físicos de forma habitual, poderá continuar a sua prática sempre que seja adaptada à nova situação metabólica, moderando a sua quantidade, intensidade e levando em consideração uma progressão adequada.
Entretanto, o paciente que em fases ativas se sente confortável para passar do simples exercício cardiovascular para exercícios de tonificação, para evitar a flacidez e prevenir as dores musculares, sobretudo das costas, deverá fazê-lo com cuidado, tendo sempre atenção à forma de execução dos exercícios e sua adequação às suas condições físicas individuais.
Fonte: Clubpronokal
Maiores informações: http://www.pronokal.com/bra/
www.lucianaspina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário