quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Qual o papel do médico durante o método Pronokal?


Tratar obesidade não é fácil e atuar em equipe é fundamental. O trabalho em conjunto por diversos profissionais irão somar os esforços para uma abordagem mais integral ao paciente, propiciando ajuda na etapa de emagrecimento e cuidando para o resultado ser mantido a longo prazo. O médico prescritor,  que deve ser  treinado pela Pronokal, tem papel fundamental durante todas as etapas do método, contando ainda com o suporte de uma equipe com nutricionistas, professor de educação física, e coaching emocional, que juntos vão trabalhar de acordo com o perfil de cada paciente.

Qual o papel do médico durante o método Pronokal? O médico faz o acompanhamento clínico do paciente durante todo o processo de emagrecimento.
Antes de iniciar o programa o paciente passa por uma consulta médica minuciosa onde são solicitados exames laboratoriais e discutidas indicações e contra indicações do método. Nessa ocasião se explica o fundamento do método e a importância de seguir todas as etapas. Calcula-se então o peso e ideal  e a meta de emagrecimento individualizada caso a caso, definindo- se então a programação e estimativa de tempo em que cada fase sera realizada.
O médico também prescreve e orienta a importância da ingestão adequada de água e o uso das vitaminas e minerais fundamentais para um bom equilíbrio metabólico. Durante a Etapa ativa de emagrecimento as consultas são bem frequentes, preferencialmente quinzenais,  contribuindo para manter o paciente o tempo todo motivado, prevenindo transgressões ( escapes da deita ) e evitando intercorrências clínicas, na maioria causadas pela ingestão inadequadas de água ou suplementos.
Após a etapa ativa e perda de cerca de 80% da meta pactuada o paciente inicia a Etapa de Adaptação Fisiológica onde os carboidratos vão sendo introduzidos de forma gradual e controlada, até que se atinja o peso ideal ou programado. Por último a Etapa de Manutenção, onde a alimentação é equilibrada e variada para atender as necessidades calóricas de cada indivíduo, auxiliando na manutenção do peso perdido à longo prazo. Nessas duas últimas etapas o médico mantem seu papel de supervisão clínica e orientação ao método, as consultas são geralmente mensais e novos exames laboratoriais são realizados.  O tempo todo o médico assegura que a dieta seja eficaz e segura, ajudando os pacientes obesos a realizarem seus sonhos e se tornarem mais saudáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário